A auditoria interna tem papel fundamental para garantir a segurança da informação e a conformidade normativa, mas também é uma maneira valiosa de avaliar o desempenho da empresa e gerenciar os riscos. É uma ferramenta útil para empresas de todos os tipos , uma auditoria auxilia uma organização na definição de áreas onde ela poderia melhorar, ao mesmo tempo em que fornece informações de que precisa para atingir seus objetivos.
Para os conselhos e gestores da empresa, uma auditoria é um ótimo momento para refletir e fazer as seguintes perguntas:
- Estamos progredindo em direção às nossas metas de conformidade?
- O risco está sendo gerenciado de forma eficaz? As políticas e procedimentos estão sendo aplicados corretamente?
- Eles poderiam ser melhorados?
Estas são apenas algumas das perguntas que uma auditoria interna pode responder com sucesso.
Quais são as responsabilidades dos auditores internos?
Auditorias internas rotineiras garantem que a empresa tenha a capacidade de sobreviver em um ambiente de negócios competitivo e continue a prosperar. Os auditores fazem realizando :
- Monitoramento, análise e avaliação dos riscos e controles da organização
- Revisão do cumprimento das políticas e das leis estaduais e federais
- Fazendo garantias e recomendações para a organização ou proprietários da empresa ou conselhos de administração
Essencialmente, eles coletam informações sobre como uma organização ou empresa está operando e a usam para mostrar onde está indo bem e onde ela pode melhorar.
Auditorias por profissionais que não têm conexão pessoal com a organização, são um excelente investimento empresarial. Auditorias internas garantem que a empresa esteja em conformidade e que cada departamento esteja trabalhando da forma mais eficiente, eficaz e segura possível.
Como as auditorias internas e externas são diferentes?
Auditorias internas e auditorias externas são bastante diferentes, tanto em termos de seus objetivos quanto de procedimentos. A principal diferença é que as auditorias internas são pouco regulamentadas e podem, portanto, ser aplicadas de forma mais flexível. Auditorias internas podem ser usadas para destacar informações que são úteis para uma empresa que busca maneiras de aumentar a segurança da informação , gerenciar outros riscos de forma mais eficaz e garantir a conformidade.
O que acontece durante uma auditoria interna?
Durante a auditoria, profissionais qualificados que conhecem o processo da organização e observarão, anotarão, e ‘testarão’ os documentos e entrevistarão funcionários.
Os auditores frequentemente testam o conhecimento dos funcionários sobre os objetivos da empresa, normas de segurança e regras de conformidade.
Qual é o propósito de uma auditoria interna?
A auditoria periódica mantém uma empresa – grande ou pequena – e todos os seus funcionários . Auditorias internas regulares são importantes para organizações de uma ampla gama de setores, incluindo instituições financeiras e prestadores de serviços de saúde . São experiências positivas para o negócio que visam avaliar o desempenho e identificar formas acionáveis de melhorar no futuro.
Isso não deve ser considerado um processo intimidador para os funcionários porque o auditor não está lá para colocar a culpa mas sim para verificar a conformidade dos processos com as definições da diretoria da organização .