Melhoria vs recuperação da qualidade

imagem001

A melhoria da qualidade foi substituída pela recuperação da qualidade.

De acordo com a trilogia original de Juran, a melhoria da qualidade é um processo gerencial que reduz o desperdício crônico inerente, causado por deficiências, que saíram do planejamento de qualidade original. Em outras palavras, as deficiências são a pré-condição e o gatilho para a melhoria da qualidade, o que se torna desnecessário se as deficiências forem prevenidas ou eliminadas durante o planejamento de qualidade. Toda organização deve trabalhar para prevenir deficiências porque não há desculpa para uma deficiência que poderia ter sido eliminada durante a melhoria da qualidade ou planejamento de qualidade se métodos adequados fossem aplicados o suficiente e os recursos utilizados adequadamente.

Mesmo que uma deficiência permaneça e desencadeie melhorias de qualidade, ela deve ser considerada uma medida reabilitatória do planejamento de qualidade, em vez de uma etapa razoável de trilogia de qualidade independente que sugere que as deficiências são racionais.

Na segunda etapa, a organização deve executar o processo com eficácia ideal, controlando as variações do processo para alcançar a capacidade planejada de cumprir as metas estabelecidas. A terceira etapa implica tomar contra medidas para puxar o processo de volta à capacidade planejada quando ele se desvia, o que é sobreposto ao processo de controle de qualidade. Até que outra rodada da trilogia de qualidade seja acionada, as metas estabelecidas são atualizadas, por exemplo, e a única tarefa da organização é manter a capacidade planejada.